OUTRAS PALAVRAS: OS MESMOS SENTIDOS

Autores

  • Alex Sandro Carmo Autor

Resumo

O objetivo central deste estudo, que tem como objeto de estudo quatro anúncios televisivos do iogurte Activia, é desenvolver uma análise que consiga extrair
(das locuções dos comerciais) os lugares comuns argumentativos, isto é, as marcas, os índices que possam denunciar o imaginário e o simbólico, isto é, o lastro cultural que busca arrebanhar e persuadir os interlocutores. O aporte teórico está fundamentado na Teoria da Argumentação na Língua, na fase dos topoi argumentativos, desenvolvida por Ducrot (1989). Acredita-se que, com auxílio da teoria, seja possível verificar e entender os pontos de vista (crenças e saberes) que sustentam a tomada de posição discursiva. Desta forma, lança-se a hipótese de que a fabricante (Danone), mesmo mudando a temática enunciativa dos anúncios, ainda mantém, preponderantemente, o mesmo lugar comum argumentativo que prega que o funcionamento intestinal se regula/normaliza com o consumo do iogurte.

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Publicado

2025-06-12

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Artigos