MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAS
Resumo
Esta pesquisa visa refletir sobre o ensino de produção e reescrita textual na perspectiva dos multiletramentos, por meio de um projeto de pesquisa intitulado “Práticas de produção e reescrita multiletradas nos anos iniciais”, que foi desenvolvido de julho a dezembro de 2023 e teve uma carga horária de 50 horas. As atividades integraram a geração de dados para uma tese de doutorado sobre o ensino de produção e reescrita sob a perspectiva dos multiletramentos. Antes da atividade formativa, foi conduzida uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas, aplicada a 4 professores de 4º e 5º anos do campo de pesquisa, com o objetivo de identificar as demandas relacionadas ao ensino da escrita e reescrita nos anos iniciais na era tecnológica. Essa entrevista possibilitou a organização das atividades de formação continuada com base nas necessidades dos docentes. Para esta pesquisa, estabelecemos um recorte da entrevista inicial, buscando refletir sobre os seguintes questionamentos: O que você entende por multiletramentos? Como explora os multiletramentos no ensino da produção textual com seus alunos? Que dificuldades você tem com o trabalho com a escrita e reescrita associado às tecnologias? Trata-se de uma pesquisa na área da Linguística Aplicada, com uma abordagem qualitativa-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008) dos dados, ancorada nas reflexões teóricas do Círculo de Bakhtin (Bakhtin/Volochínov, 2014[1929]; Bakhtin, 1997[1979]) e dos Multiletramentos (Kleiman, 2006; 2008), (Rojo, 2009; 2012). A análise dos dados indica que os docentes não têm uma compreensão clara sobre multiletramentos, mas afirmam que o uso de tecnologias tem apoiado suas atividades em sala de aula, no entanto, relatam que não realizam atividades de produção textual com recursos tecnológicos, evidenciando que a integração da produção textual com o uso de tecnologias ainda representa um desafio, tendo em vista as adversidades formativas e estruturais que fazem parte desse contexto em análise.