A REESCRITA TEXTUAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA NOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS EM FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA

Autores

  • Joao Carlos Rossi UNIOESTE/MARECHAL Autor

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa realizada com três docentes que atuaram nos 4º e 5º anos, em uma escola pública da região Oeste do Paraná, em 2017. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado Ações colaborativas nos anos iniciais: um olhar para as práticas de produção e reescrita textual em formação continuada (Rossi, 2019), que gerou dados a partir de um projeto de extensão, com foco na escrita e reescrita textual nos anos iniciais. O projeto ocorreu na modalidade de Formação Continuada Colaborativa, com carga-horária de 50h, respaldado nas orientações teóricas do Círculo de Bakhtin, que concebem a língua(gem) como forma de interação (Bakhtin/Volochínov, 2014[1929]; Bakhtin, 1997[1979]). Metodologicamente esta pesquisa está inscrita na área da Linguística Aplicada, com tratamento qualitativo-interpretativista dos dados, do tipo etnográfico, ancorada no método da Pesquisa-ação-crítico-colaborativa (PACC). Os dados são provenientes de uma entrevista semiestruturada, que ocorreu antes e depois da atividade de FCC. Os resultados apontam que, embora os docentes participantes da pesquisa tenham demonstrado entendimento em relação à importância das etapas de produção textual, expõem que não é uma prática recorrente em sala de aula, devido à conjuntura que envolve a ação docente, sendo a falta de tempo um fator determinante.  

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Publicado

2025-09-03