DIÁRIO E BIOGRAFIA

GÊNEROS COMO FORMA DE CONTAR HISTÓRIAS DE VIDAS

Autores

  • Jucelito Antônio Alba Filho Unioeste Autor
  • Paulo Cesar Fachin Unioeste - UEPG - IFSC Autor

Palavras-chave:

Diário, Biografia, Memória

Resumo

Os gêneros textuais são responsáveis por transmitir informações, sejam elas verídicas ou ficcionais. Todo e qualquer texto tem um significado, um objetivo e, principalmente, um leitor. Para que esse leitor compreenda da melhor maneira possível as ideias presentes, os autores precisam transcrever seus pensamentos, descrevendo-os minuciosamente, mas, ainda assim, de maneira simples. Esse ato é ainda mais difícil quando se trata da história da vida de uma pessoa, como é o caso do diário e da biografia, que, apesar de compartilharem o mesmo objetivo, são completamente diferentes. O seguinte texto, elaborado sob a metodologia de pesquisa bibliográfica, propõe uma análise comparativa entre os gêneros textuais diário e biografia, ressaltando suas especificidades estruturais, finalidades e os desafios inerentes a cada um. Destaca-se o caráter íntimo e subjetivo do diário, frequentemente produzido de maneira espontânea e sem a pretensão de divulgação pública, em oposição à biografia, que se configura como uma narrativa sobre a trajetória de uma figura, geralmente de relevância histórica ou cultural, elaborada por terceiros. Embora distintos em sua forma, ambos os gêneros convergem no propósito de preservar memórias e experiências. A reflexão também contempla o papel pedagógico desses gêneros no contexto escolar, ilustrando suas particularidades por meio de obras emblemáticas, como os diários de Anne Frank e Carolina Maria de Jesus, e biografias de personalidades como Diego Rivera, também utilizando tanto o diário de Frida Kahlo, em sua versão transcrita por Sarah Lowe, bem como as biografias escritas por Herrera e Jamís sobre a artista. Ademais, a pesquisa foi fundamentada também em estudos de Le Goff (1990), Lejeune (2013), Izquierdo (2002), Yates (2007), entre outros estudiosos sobre o assunto. Também é utilizada como base para o contexto educacional a Base Nacional Comum Curricular de 2018.

Biografia do Autor

  • Paulo Cesar Fachin, Unioeste - UEPG - IFSC

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Professor de língua espanhola do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL - Unioeste e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGL – UEPG

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Publicado

2025-09-03