UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO SOBRE FICHAS SOCIAIS PREENCHIDAS EM ESCOLAS PERNAMBUCANAS

Autores

Palavras-chave:

Norma culta, Ensino prescritivo, Educação básica.

Resumo

O presente trabalho analisa informações concedidas por informantes da Educação Básica nas pesquisas de Silva (2017, 2022), cujas entrevistas foram realizadas em cinco cidades pernambucanas. A análise tem como respaldo a Sociolinguística Variacionista, cujo principal teórico é o norte-americano William Labov (2008 [1972]). No que diz respeito ao aspecto metodológico, trata-se de um estudo bibliográfico e ao mesmo tempo, levar-se-á em consideração os percentuais obtidos nas fichas sociais e também o olhar qualitativo sobre os resultados obtidos. Espera-se através do referido trabalho, destacar a influência do ensino prescritivo, o contexto e o espaço em que a coleta dos dados foi realizada sobre o uso normativo da língua, bem como refletir sobre o ensino normativo da Língua Portuguesa tanto na escola pública quanto privada.

Biografia do Autor

  • Dr. Cícero Kleandro Bezerra da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

    Professor de Língua Portuguesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Doutorado Sanduíche em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Campus Recife). Foi bolsista FACEPE durante o período de mestrado. Possui graduação em Letras (Português/ Inglês-2009) e Especialização em Língua Portuguesa (2011), ambas pela Faculdade do Belo Jardim (FBJ). Trabalhou 13 anos como professor no Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim e 03 anos como professor polivalente pela rede estadual de ensino, e em 2014 atuou na função de Coordenador Pedagógico nos Anos Finais na Escola Prof. Antenor Vieira de Mello. Lecionou nos projetos Alfabetizar com Sucesso (2005 a 2007); Alfa e Beto (2010); Acelera Brasil (2013). Atua na linha de análise e descrição das variedades do português e temáticas relacionadas à língua materna e ensino. Foi professor na Faculdade do Belo Jardim, onde lecionou em cursos de licenciatura e bacharelado no período de 2021 a 2024 e também foi professor orientador do ProUni no período de 2021 a 2023. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE) e também do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP).  Orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, abrangendo as licenciaturas em Letras, Pedagogia e História.

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Publicado

2025-09-03