UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO SOBRE FICHAS SOCIAIS PREENCHIDAS EM ESCOLAS PERNAMBUCANAS
Palavras-chave:
Norma culta, Ensino prescritivo, Educação básica.Resumo
O presente trabalho analisa informações concedidas por informantes da Educação Básica nas pesquisas de Silva (2017, 2022), cujas entrevistas foram realizadas em cinco cidades pernambucanas. A análise tem como respaldo a Sociolinguística Variacionista, cujo principal teórico é o norte-americano William Labov (2008 [1972]). No que diz respeito ao aspecto metodológico, trata-se de um estudo bibliográfico e ao mesmo tempo, levar-se-á em consideração os percentuais obtidos nas fichas sociais e também o olhar qualitativo sobre os resultados obtidos. Espera-se através do referido trabalho, destacar a influência do ensino prescritivo, o contexto e o espaço em que a coleta dos dados foi realizada sobre o uso normativo da língua, bem como refletir sobre o ensino normativo da Língua Portuguesa tanto na escola pública quanto privada.