HISTÓRIA LOCAL, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Autores

  • Gracieli E. Schubert Kühl Centro FAG Autor

Resumo

Esse ensaio tem como objetivo apresentar uma análise voltada ao projeto de Germanidade criado no Município de Marechal Candido Rondon/PR e a consequente valorização de elementos culturais por meio da caracterização de edificações com traços arquitetônicos típicos do estilo conhecido como Enxaimel ou Casa dos Alpes São abordadas reflexões teóricas e práticas desenvolvidas a partir de projetos de pesquisa e atividades didáticas envolvendo o patrimônio histórico cultural e os estudantes da Rede Estadual de Ensino do Paraná, Ensino Fundamental séries finais. No campo da teoria, apresentam-se autores que discutem a educação e as práticas pedagógicas a partir de um olhar que concebe o patrimônio histórico como objeto interdisciplinar. Em relação ao método, esta atividade toma como base o estudo de caso ao definir como objeto de estudo a arquitetura germânica no Município de Marechal Cândido Rondon/PR. A atividade foi realizada a partira da Educação Patrimonial, que propõe discutir o nosso patrimônio não apenas através da vertente da história, mas sim a partir da integração entre diferentes disciplinas para então chegar ao objetivo comum que é a construção da consciência histórico - critica dos alunos envolvidos. A atividade prática relatada neste ensaio foi realizada com alunos da Rede Estadual de Ensino do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Toledo. Os estudantes envolvidos frequentam escolas localizadas no município de Marechal Cândido Rondon/PR.

 

 

 

 

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Publicado

2025-09-03