NEUROCIÊNCIA APLICADA À ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO

RELATO DE CASO

Autores

  • Vanuza de Lima Fiorentin Licenciatura em Pedagogia pela Unifacvest Autor
  • Tatiana Gnoatto Brezinski Figueredo Autor

Resumo

O presente estudo tem como objetivo demonstrar que o processo de aprendizagem vai além do ensino tradicional, exigindo atenção às experiências prévias, às preferências individuais e ao acolhimento do estudante, de modo a promover a motivação, a confiança e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Justifica-se a pesquisa diante da realidade observada em sala de aula, marcada por um elevado número de estudantes com defasagem no processo de alfabetização e de letramento, especialmente no Ensino Fundamental II, evidenciando a necessidade de alternativas metodológicas que atendam às demandas específicas desses sujeitos. O relato de experiência foi desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do Estado do Paraná, envolvendo dois estudantes do 9º ano com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados indicam que as práticas pedagógicas individualizadas utilizadas, fundamentadas nas discussões sobre o cérebro trino, a neurociência da aprendizagem e o método Glenn Doman (1984), e que consideraram aspectos cognitivos, emocionais e sociais, favoreceram o engajamento, a motivação e o desenvolvimento dos conhecimentos, evidenciando a importância de estratégias educacionais centradas nas necessidades específicas de cada um.

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Publicado

2025-09-03