A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO COMPLEMENTO PARA AÇÕES DE MARKETING: ANÁLISE DO CASO FORD E FACEBOOK
Resumo
Cada vez mais a publicidade na internet vem se transformando e evoluindo. O publicitário precisa sempre estar bem informado para assim se beneficiar das novas ferramentas para gerar uma boa comunicação. Novas formas mais persuasivas são criadas para que as empresas possam utilizar e assim atuar de maneira mais completa dentro de um ambiente publicitário. Junto com todas essas evoluções e transformações foram criadas as mídias sociais. Elas vêm para contribuir como aliadas das empresas que se interessam em aproximar-se dos seus consumidores. Através de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como principal objetivo analisar o funcionamento, qual o objetivo e como estão sendo utilizadas as mídias sociais, especificamente a rede social Facebook, com um estudo de caso sobre a empresa automobilística Ford. O Facebook é uma rede social com milhões de usuários e com isso a Ford decidiu lançar o Ford New Fiesta utilizando o Facebook. A empresa abriu o perfil New Fiesta Stories, para falar diretamente com os seus consumidores, e assim mostrar todos os detalhes do carro. A ação combinava comerciais televisivos com a rede social. Essa combinação de TV com mídias sociais e internet gerou uma grande expectativa e interesse no público que esperava pelo lançamento do carro.