FOOTBALL GAMES: A PUBLICIDADE NO CENÁRIO DOS JOGOS VIRTUAIS
Resumo
Diante da concorrência cada vez mais acirrada entre marcas dos mais variados tipos de produtos, novos meios de comunicação são explorados como alternativas na tentativa de se obter uma divulgação diferenciada e eficaz, sem parecer abusiva e “invasora”. Desde o seu surgimento, no início da década de 70, os videogames oferecem aos seus jogadores lazer, diversão e entretenimento com tecnologia e interatividade, sendo adotados em número crescente por crianças, adolescentes e adultos como opção de refúgio do cotidiano. Logo, os videogames deixaram de ser apenas uma forma de diversão para se tornarem, a partir dos anos 90, um espaço promissor para a publicidade, de modo que surge a In-Game Advertising – denominação para a publicidade inclusa nos jogos eletrônicos. Neste artigo científico, são abordados alguns aspectos pertinentes a essa modalidade de publicidade, em um estudo de caso da série FIFA Soccer, que simula o esporte mais praticado no mundo e detentor de alguns dos mais expressivos sentimentos. A partir de uma pesquisa bibliográfica e, também, de uma abordagem qualitativa relacionada aos estudos de Recepção, investigou-se, por meio de um grupo focal, a “validade” da In-Game Advertising, buscando-se avaliar a memorização das marcas pelos entrevistados, além de concepções dos mesmos sobre esta forma de publicidade.