A TELEVISÃO COMO AGENTE DE EDUCAÇÃO INFORMAL

  • Ana Cláudia Valério FAG

Resumo

A presença cada vez maior dos meios de comunicação social de massa na vida das pessoas nos faz questionar se a formação do sujeito ainda é tarefa exclusiva da escola. Há a necessidade de se compreender a educação num sentido mais amplo, adquirir uma visão menos simplista. Na sociedade na informação as pessoas estão aprendendo conhecimento através dos meios de comunicação audiovisuais, sendo o principal deles a televisão. Nesse sentido, faz-se necessário discutir as relações entre televisão e educação, afinal a escola não tem conseguido lidar com este meio de comunicação tão presente na vida dos alunos. Nesta relação educação/comunicação, pressupõe-se que a mídia, em especial a televisão, atrai e encanta muito mais os alunos do que a escola, o que implica compreender o contexto e os mecanismos utilizados por esta caixa mágica, que chamamos de TV. Bem ou mal, a televisão forma, já que dissemina pensamentos, atitudes, ideologias, contribuindo para o processo cognitivo do sujeito. Compreender a TV como agente educativo, portanto, é urgente, já que ela contribui para a formação do sujeito.

Publicado
Mar 18, 2017
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VALÉRIO, Ana Cláudia. A TELEVISÃO COMO AGENTE DE EDUCAÇÃO INFORMAL. REVISTA ADVÉRBIO, [S.l.], v. 8, n. 17, mar. 2017. ISSN 1808-883X. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/116>. Acesso em: 12 jan. 2025.