ENTRE DELUZE E LARANJA MECÂNICA: SITUAÇÕES PURAMENTE ÓTICAS E SONORAS

  • Karine Moiano Machado Unipampa

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de mostrar que, apesar do filme Laranja Mecânica (2009), de Stanley Kubrick, não estar relacionado à corrente cinematográfica neorrealista, ainda assim conta com situações que, segundo o filósofo Gilles Deleuze (2007), são recorrentes: situações puramente óticas e sonoras. Na apresentação do livro A imagem-tempo, Deleuze (2007) faz menção a diversos filmes que são classificados como sendo pertencentes ao neorrealismo italiano. Dentre esses filmes citados, não está Laranja Mecânica. Porém, acredita-se que, de acordo com os critérios e conceitos utilizados por Deleuze, seja possível relacionar essa obra ao neorrealismo italiano, junto a filmes de cineastas como Vittorio De Sica, Michelangelo Antonioni, Federico Fellini entre outros.

Publicado
Mar 18, 2017
##submission.howToCite##
MACHADO, Karine Moiano. ENTRE DELUZE E LARANJA MECÂNICA: SITUAÇÕES PURAMENTE ÓTICAS E SONORAS. REVISTA ADVÉRBIO, [S.l.], v. 8, n. 17, mar. 2017. ISSN 1808-883X. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/117>. Acesso em: 12 jan. 2025.