A VITRINA COMO ESTRATÉGIA NA DECISÃO DE COMPRA EM DATAS COMEMORATIVAS

  • Bárbara Brustolin Rodrigues FAG

Resumo

O presente trabalho visa apresentar e analisar ações e estratégias utilizadas através da vitrina, como influência positiva na decisão de compra, especialmente, em datas comemorativas. Passos (1979) atribui grande relevância comercial à vitrina, pois pontua a sua importância no sentido de que ela passa uma linguagem universal para o consumidor, que a observa e constrói um entendimento pessoal. Nesta linha de estudo, Blessa (2001) referencia que a técnica de trabalhar
com ponto de venda, a vitrina, motiva e induz o consumidor à compra, assumindo uma referência de “cartão postal” no mercado comercial, no intuito de atrair os consumidores e sendo importante ferramenta de marketing para levar a resultados positivos, sobretudo quando tem como foco datas comemorativas. Ressalta-se que este artigo se reportará às vitrinas do ramo de vestuário, na data comemorativa do dia das mães, no município de Cascavel – Paraná, tendo como metodologia a pesquisa de campo, no intuito de obter dados reais para análise e objetivando construir um conhecimento analítico sobre as influências da vitrina como veículo de comunicação com o consumidor. A linguagem de comunicação estabelecida pela vitrina envolve os campos de uma boa iluminação, uso correto das cores, distribuição dos produtos, cuidado na montagem das peças e objetos, e utilização de outros instrumentos, como técnicas olfativas, sonoras e emotivas.

Publicado
Mar 24, 2017
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RODRIGUES, Bárbara Brustolin. A VITRINA COMO ESTRATÉGIA NA DECISÃO DE COMPRA EM DATAS COMEMORATIVAS. REVISTA ADVÉRBIO, [S.l.], v. 8, n. 16, mar. 2017. ISSN 1808-883X. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/147>. Acesso em: 20 maio 2025.