THE HEADPHONE: A EXPERIÊNCIA PROMOVIDA PELAS MARCAS HEINEKEN, SPOTIFY E ROCK IN RIO

  • Gustavo de Souza Morales Centro FAG
  • Jeferson Richetti

Resumo

Incluso no panorama da conexão e vínculo entre cliente e marca, o branding experience (experiência de marca), refere-se a ações de marketing que visam, necessariamente, a marca em si, seu estilo, sua índole, seus princípios e, sobretudo, suas ideologias. Tais ações se apresentam como um desafio necessário a diversas marcas ao redor do mundo, capazes de evidenciar formas de singularidade, personalidade e distinção. Parte-se do pressuposto de que, para os consumidores, a marca é a soma das experiências vividas, ações de branding são pensadas e desenvolvidas a fim de que a relação cliente-marca seja afunilada mediante o sentimento de fidelidade e pertencimento. Com base teórica de autores como Batey (2010), Martins (2006), Dick (2016), Kapferer (2004) e Xavier (2015), o presente artigo analisa, a partir da metodologia de estudo de caso, as marcas Heineken, Spotify e Rock in Rio, que, em uma ação conjunta, promocional e de branding –– intitulada The Headphone –– utilizaram-se de uma inédita combinação de tipos de experiências para engajar o público e promover as marcas. Diante do estímulo ao consumo de música, primeiramente por intermédio de um serviço de streaming musical (Spotify) e, por fim, objetivando a ingestão do consumo de música ao vivo em um evento renomado e de vasta popularidade (Rock in Rio), a cervejaria Heineken se coloca, mais uma vez, como uma marca ousada, contemporânea e altamente ativa tanto no cenário publicitário, quanto na perspectiva de seus clientes e consumidores.

Publicado
Out 18, 2018
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MORALES, Gustavo de Souza; RICHETTI, Jeferson. THE HEADPHONE: A EXPERIÊNCIA PROMOVIDA PELAS MARCAS HEINEKEN, SPOTIFY E ROCK IN RIO. REVISTA ADVÉRBIO, [S.l.], v. 13, n. 26, out. 2018. ISSN 1808-883X. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/197>. Acesso em: 20 jul. 2024.