DESEJO E RACIONALIDADE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

  • Victor Gabriel Saieviez Fitzthum FAG

Resumo

Dentro do contexto social atual, e visando a exploração do comportamento do
consumidor, o presente artigo busca analisar duas das maiores forças da mente humana - o
desejo e a racionalidade – a fim de revelar qual das duas possui o maior poder no processo
de decisão de compra do consumidor. Para tanto, uma análise bibliográfica foi realizada com
as principais teorias de comportamento humano e a visão de autores modernos quanto à
sociedade e a representação do consumo dentro dela, tendo em vista também a felicidade
como uma motivação humana e sua busca no processo de aquisição de bens. Na sequência, a
influência das atividades de publicidade sobre a sociedade e como uma força importante no
paralelo entre o desejo e racionalidade na decisão de compra do consumidor é discutida, para
então, compreender as teorias do comportamento humano como lentes a fim de traduzir os
comportamentos dos indivíduos na sociedade atual.

Publicado
Fev 20, 2017
##submission.howToCite##
FITZTHUM, Victor Gabriel Saieviez. DESEJO E RACIONALIDADE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. REVISTA ADVÉRBIO, [S.l.], v. 10, n. 21, fev. 2017. ISSN 1808-883X. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/32>. Acesso em: 07 dez. 2024.