MARKETING DO TOUCHDOWN VS GOL: COMO O CAMPEONATO BRASILEIRO PODE APRENDER COM O EVENTO NORTE AMERICANO SUPER BOWL

  • Bruno Cabrini Garcia da Silva FAG

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de propor melhorias no ramo do marketing esportivo em relação ao evento esportivo brasileiro denominado Campeonato Brasileiro através de uma comparação e a análise do evento esportivo norte-americano Super Bowl. O Super Bowl é a decisão de um torneio de Football americano, que é realizado nos Estados Unidos, sendo considerado pelos americanos como o evento esportivo mais importante de seu país. Por outro lado o Campeonato Brasileiro é o maior evento esportivo nacional disputado por pontos corridos. Desencadeando as problemáticas como sendo de pesquisa do consumidor e a relação do público com o evento em si, influência da cultura popular no sucesso dos eventos e o fator econômico como barreira no desenvolvimento do evento classificando-as entre ações pontuais ou gerais. Para a resolução destas problemáticas faz se necessário a utilização do método de pesquisa a revisão bibliográfica dos diferentes autores das áreas sociais, econômicos e culturais no qual serão fundamentais para a estruturação da estratégia de marketing. Os resultados da pesquisa se mostraram satisfatórios, possibilitando uma visão geral dos dois eventos esportivos. Dentre as áreas analisadas o aspecto cultural mostrou-se o mais relevante quando comparadas as características norte-americanas de identificação nacional e a ausência deste mesmo sentimento por parte dos brasileiros.

Publicado
Fev 20, 2017
##submission.howToCite##
GARCIA DA SILVA, Bruno Cabrini. MARKETING DO TOUCHDOWN VS GOL: COMO O CAMPEONATO BRASILEIRO PODE APRENDER COM O EVENTO NORTE AMERICANO SUPER BOWL. REVISTA ADVÉRBIO, [S.l.], v. 10, n. 21, fev. 2017. ISSN 1808-883X. Disponível em: <https://adverbio.fag.edu.br/index.php/ojs3/article/view/34>. Acesso em: 07 dez. 2024.