O FASCINANTE MUNDO DOS JINGLES: O QUE ELES TÊM QUE GRUDAM NA SUA CABEÇA
Resumo
Os jingles possuem a característica de fixar-se à mente humana, sendo uma importante ferramenta para o ramo da propaganda no que diz respeito a gerar a lembrança de uma marca, produto, serviço, por isso, o presente artigo busca explicações para tal fenômeno. Ao analisar o acervo de materiais que abordam o assunto, detectou-se um número bastante limitado de obras, o que motivou a necessidade de contribuir para esse campo de pesquisa. Para obter uma noção geral do que são os jingles, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que abordasse o conhecimento em áreas como: o início dos jingles no Brasil, de forma a perceber como música e propaganda deram origem a tais recursos; ainda, o estudo da neurociência sobre a relação do ser humano com a música, os processos envolvidos na criação de um jingle, a importância dessas peças sonoras para o mundo publicitário, a diferença entre jingles e spots. Dessa maneira, a análise do jingle “Pipoca com Guaraná”, objetiva detectar elementos importantes em um jingle de sucesso, possibilitando a percepção da relação das produtoras musicais com as agências publicitárias. Com base em toda a pesquisa realizada, verificou-se que não existe apenas um fator gerador da lembrança ocasionada pelos jingles, mas sim, inúmeras variantes, como a tendência do cérebro humano em memorizar melodias e ritmos simples, o fenômeno Eearworm, que se apresenta como uma das possíveis explicações para os jingles ficarem em repetição em nossas mentes e, ainda, a carga emocional que a música contém, a qual auxilia na memorização.