JULGUE PELA CAPA: A BUSCA DA MULHER CONTEMPORÂNEA NA REVISTA CLAUDIA
Resumo
O presente trabalho busca apresentar uma análise de conteúdo das capas da revista CLAUDIA com o objetivo de descobrir se o discurso da publicação de porta-voz da mulher brasileira, independentemente de sua idade, classe social ou região, é condizente com as mulheres atuais e está presente nas capas. Para este estudo, os discursos textuais e conteúdos imagéticos das publicações são considerados. A partir deles, foram escolhidas seis capas atuais de CLAUDIA, entre novembro de 2014 e março de 2015. A metodologia utilizada foi a produção de um grupo focal – focus group – com mulheres de diferentes faixas etárias de Cascavel – Paraná, e pesquisa bibliográfica sobre história das revistas no Brasil e no mundo, panorama histórico de CLAUDIA, imprensa feminina e capas. As conclusões obtidas no grupo focal foram confrontadas diretamente com a postura da publicação. Verificou-se que o discurso de CLAUDIA não é condizente com a realidade das mulheres participantes do grupo focal. Desse modo, as capas não cumprem o seu papel.