RELAÇÕES DIALÓGICAS ESTABELECIDAS A PARTIR DO GÊNERO MEME

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

Resumo

Neste estudo, objetivamos realizar uma análise discursiva a partir do gênero discursivo meme, mais especificamente, das relações dialógicas estabelecidas entre dois memes, em ordem cronológica-temporal, um deles publicado no IFUNNY Brazil (2022) e o outro, na página do Instagram da Prefeitura de Cascavel, Paraná, Brasil (2023). A pergunta de pesquisa que orienta este trabalho questiona em que medida é possível (re)conhecer, por meio da análise discursiva, as relações dialógicas entre o meme publicado no IFUNNY Brazil (2022) e no Instagram da Prefeitura de Cascavel (2023) como mediadoras dos multiletramentos. No intuito de responder a essa questão, fundamentamos o estudo na abordagem teórico-metodológica da perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2018), na perspectiva dos letramentos (Gee, 2001, 2005; Street, 2003, 2012) e nos pressupostos dos multiletramentos (Cope, Kalantzis, 2000; Kress; Van Leeuwen, 2001; Rojo, Moura, 2012; Rojo, 2013). No presente trabalho, adota-se uma abordagem teórica qualitativo-interpretativa, pautada na Linguística Aplicada, com fins explicativos. A justificativa para a investigação reside no potencial de análise discursiva dos memes, que contribui para o desenvolvimento das capacidades leitoras, do conhecimento linguístico-discursivo, da compreensão multimodal e multissemiótica. Como resultado, destacamos que o meme, como texto-enunciado, possibilita a reflexão sobre diversas formas de linguagem presentes nos meios digitais, de natureza linguístico-semiótica a fim de promover o desenvolvimento dos multiletramentos necessários para as práticas sociais contemporâneas.

Biografia do Autor

  • Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Prefeitura Municipal de Ubiratã (PR). E-mail: [email protected]. ORCID: 000-0002-3828-9765. Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/5808861261129881

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Publicado

2025-09-03