Palavras-chave:
Leitura, Perspectiva Dialógica da Linguagem, Capitão América: Guerra Civil (2016)
Resumo
Este trabalho tem como escopo temático o estudo da heterogeneidade discursiva nos enunciados da narrativa distópica Capitão América: Guerra Civil (2016), da franquia Os Vingadores. A proposta apresenta o seguinte questionamento: em que medida a leitura em perspectiva dialógica da linguagem pode contribuir para a formação leitora crítica, a partir de narrativa fílmica Capitão América: Guerra Civil? O objetivo geral é problematizar o processo de leitura da película, a fim de contribuir para a compreensão das estratégias discursivas e procedimentos linguístico-semióticos na análise da materialidade discursiva presente no filme, possibilitando a apreensão de como a heterogeneidade discursiva se manifesta em diferentes camadas da narrativa. Este estudo caracteriza-se como teórico, ancorado em fundamentos da perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2017 [1929]; Medviédev, 2019[1928]), da Linguística Aplicada – LA (Moita-Lopes, 1996; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019) e articula as reflexões acerca dos sentidos produzidos na linguagem em sua dimensão social, ideológica e política. O corpus de análise é composto pela narrativa fílmica em foco, observada sob o viés da heterogeneidade discursiva, uma vez que esses enunciados oferecem condições para reflexões sobre como a linguagem é mobilizada na construção de sentidos da narrativa, evidenciando contradições, heteroglossia e relações dialógicas entre as vozes sociais. A partir das reflexões empreendidas, a investigação demonstra que a heterogeneidade discursiva medeia os sentidos do texto-enunciado, permitindo problematizar discursos, identificar valores axiológicos representados pelos personagens, bem como favorecer um posicionamento responsivo ativo do leitor, além de apontar para propostas pedagógicas que incorporem a análise dialógica da linguagem como instrumento formativo para formação leitora.
Biografia do Autor
-
Lucas Kevin Silva de Lima, UFFS/Realeza
Licenciado em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2025). Possui graduação em Letras Português e Inglês (Formação Pedagógica) pelo Centro Universitário Cidade Verde (2024) e em Pedagogia pela UniBF Faculdade (2022). É especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar (2022) e em Educação Especial e Psicomotricidade (2019). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2022) e do Programa Residência Pedagógica - PRP Interdisciplinar em Línguas Portuguesa e Espanhola (2022 - 2024). Participou do Laboratório de Leitura e Produção Textual - LALEP (2021 - 2025). Integra o grupo de pesquisa Estudos Dialógicos e as Práticas de Linguagem em Educação - EDIPLE, vinculado ao grupo de pesquisa Ensino de Língua e Literatura - GELLI (UFFS/CNPq). Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) e professor dos Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Pranchita. Atua desde 2012 na área da Educação. Tem experiência na área de Letras, com produção voltada para temas como estudo em perspectiva dialógica da linguagem, letramentos acadêmico-científicos, leitura e produção textual, monitoria de ensino e masculinidades
-
Márcia Adriana Dias Kraemer, UFFS/Realeza
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestra em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR (2019-2020), Bolsa Capes. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR, na área de Língua Portuguesa e Linguística e Coordenadora do Curso de Letras - Português e Espanhol - Licenciatura. Docente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos(PPGEL/UFFS), Curso de Mestrado e de Doutorado, Campus Chapecó/SC. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFFS. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação: ensino, aprendizagem e formação reflexiva do sujeito social - EDIPLE", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Ensino de Língua e Literatura - GELLI" (UFFS/CNPq); Coordenadora do Projeto Interinstitucional de Pesquisa "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (UFFS/UEL/CNPq); Coordenadora do Projeto de Monitoria de Ensino "Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos - LALEP" (UFFS); Pesquisadora-colaboradora do "Grupo de Estudo e Pesquisa Escola de Vigotski - GEPEVI" (UFFS/CNPq). Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada, em perspectiva dialógica da linguagem, com estudo de práticas discursivas para os (multi)letramentos, em contexto escolar/acadêmico, bem como para a formação inicial, permanente e continuada de professores.